"Meu caminho é por mim fora."

28/08/2013

A Fofinha parece triste


"A Fofinha parece triste!", penso e digo para  a família. Não é a cadela que roía, brincava e ladrava como dantes. Segue-me para todos os cantos da casa, excepto para o quarto, porque a avó não quer. Mas hoje é excepção. A avó saiu em plena Quarta-feira para uma excursão em Lamego, os pais não foram trabalhar e saíram há pouco para o jogo do Albano. Pergunto-me se será feriado. Fiquei-me. Eu e a Fofinha. Não sei onde param a Piggy e o Miguel Relvas. A Fofinha deitou-se perto de mim, partilhamos chocolate e pêssego ao som de Art Sullivan. Parece-me uma tarde de Quarta muito comum, apesar de tudo. O tempo passa de forma constante e a cadela está sossegada ao fundo da cama. Parece-me triste. E quer-me parecer que tem ciúmes da nova cadelinha. Arrasta-se pela casa, se lhe tocamos faz ar rezingão, não se interessa muito pela comida, apenas continua a ladrar e a atentar-se a morder os desconhecidos. Tem um ar desanimado e velho. Parece-me mais pesada, mas a mãe diz que é impressão minha, que não come quase nada. E na verdade, a mim tudo me parece pesado... mais pesado.
Estamos no quarto e embora queira estar só, posso partilhar o espaço com a Fofinha. Toda a casa está na escuridão, excepto o quarto iluminado por um candeeiro, que lhe dá um aspecto meio que amarelado. A cadela desperta com o barulho da porta de entrada. Corre para a porta do quarto e obriga-me a ir abri-la. Ela faz-me lembrar de mim. Ora rosna e aparenta fazer mal, ora fica-se na preguiça, ora é acordada por uma alegria  pouco duradoura. Mas nesses intervalos de mau humor canino e de alegria pelo som da porta parece-me, simplesmente, triste.
Read More

27/08/2013

Aborrecimento


A música começa, escolho a mais forte, a mais feroz na melodia. Agito-me freneticamente ao seu som, lembro-me um cão que precisa de gastar as energias para acalmar. Mexo os pés com violência e os braços com leveza, sem nenhum sentido de sensualidade ou de belo, apenas um louco que precisa de sossegar-se. Esvazio a garrafa, bebo mais do que como. Ouço a mesma música até saber as notas de cor e a seguir passo para uma mais pesada. Depois de encharcado pelo suor, deito-me estendido na cama e afogo-me outra vez na apatia.
Read More

08/08/2013

Estrugido em Disagero


A avó mandou-me fazer estrugido. Cortei metade de uma cebola para o tacho e perguntei:
- Já chega?
- Não! É preciso a cebola inteira!
- Que exagero!
- Não é disagero não!
Ri-me por entre dentes:
- "Exagero", ´vó, "exagero"!
Respondeu zangada:
- Pronto, se sabes corrige-me!
Saiu da cozinha e foi regar o jardim.

Voltei-me para o meu irmão que estava lá perto e disse a gozar:
- Ai! que disagero, que disagero!
Respondeu-me muito calmamente corrigindo-me:
-  "Exagero", Diana, "exagero"...!


Read More

06/08/2013

05/08/2013

Numa tarde qualquer de Domingo, num documento intitulado Rita, André, Ângela


Saio ao terraço, para ver o dia. Tarde de Sol e frio. Tarde de Domingo.
Regresso novamente ao sofá. Repouso agora, que nada há para fazer. Os dias agitados, terminam num Domingo sossegado. Não há preocupação que me desperte desta apatia. Os cães ladram lá fora, no longínquo. As flores procuram o Sol. As pessoas curvam-se para a televisão. Tudo em demasia calma, tudo na ordem.
Eu, na minha tranquilidade relembro certos episódios, certos rostos, certos sentimentos. E o relógio da igreja acaba de marcar três horas da tarde. Talvez, não devesse estar na solidão, sentada no sofá a pensar, mas talvez se eu cá não estivesse eu não seria como sou.

É estranho pensar, por quantos caminhos se pode vaguear sentada de perna cruzada. Mas, eu agora penso na pessoa em que me tornei. Não sou aquilo que outrora ambicionava ser, mas eu mudei e os meus objectivos mudaram comigo. Eu satisfaço-me, eu sou a pessoa que quero. Estou numa busca interior da felicidade, porque eu sei que não a encontrei em lado algum, excepto dentro da minha alma. Mas é difícil! Enquanto não a alcanço ando de mãos dadas com a tristeza e com a moleza. 
Read More

"Meu caminho é por mim fora."

Com tecnologia do Blogger.

LABELS

Popular Posts

Seguidores